FAQ da Open Source Geospatial Foundation

A seguir, você encontra as perguntas freqüentes (FAQ – Frequently Asked Questions) feitas à OSGeo Foundation. Se você tem uma pergunta não respondida aqui, envie uma mensagem para info@osgeo.org

Estrutura e Administração

O que é a Open Source Geospatial Foundation?
A fundação, ou "OSGeo", é uma entidade legal independente sem fins lucrativos estabelecida para auxiliar as necessidades da comunidade open source geospatial. A fundação serve como um corpo organizacional e um grupo de tecnologia pública, além de administrar o desenvolvimento da comunidade e patrocinar eventos. Quando estiver completamente estabelecida, a fundação fornecerá uma estrutura legal e administrativa para melhor apoiar o desenvolvimento e promoção de dados e tecnologias geoespaciais em código aberto.
Quais são os aspectos legais da fundação?
A OSGeo é uma corporação baseada em um grupo de membros sob as leis do estado de Delaware, EUA. A fundação foi incorporada expressamente como uma entidade sem fins lucrativos e pretende estar isenta de impostos sob a Seção 501(c)(3) do United States Internal Revenue Code, para que as contribuições financeiras sejam dedutíveis de imposto nos Estados Unidos.
Quen é o dono/controla a fundação?
A fundação é uma entidade sem fins lucrativos e não tem donos. Portanto, ninguém "possui" a fundação. Porém, a OSGeo conta com membros autorizados que, como os donos de uma empresa com fins lucrativos, elegem os membros da Diretoria. A Diretoria, agindo em conjunto, gerencia a fundação.
Quem são os membros?
O grupo de membros é composto por usuários, colaboradores, promoters e desenvolvedores de programas geoespacias em código aberto. Tornar-se um membro é tão fácil quanto entrar no site e contribuir para com os objetivos da fundação. Além desses membros, atualmente há 45 membros autorizados.
Posso ser um membro autorizado?
Além da seleção dos 45 membros autorizados iniciais, detalhes sobre como se tornar um ainda não foram determinados. No entanto, todos os membros da comunidade open source geospatial são incentivados a participar das mailing lists da fundação, comitês e projetos. Ser um membro autorizado não é requisito para a maioria das formas de participação.
Um membro comum exerce influência?
Sim! Um membro comum pode fazer tudo que um membro autorizado faz, exceto votar nas eleições. Ele pode ser membro de comitês e votar neles. Ele pode se pronunciar e contribuir de todas as demais formas. A fundação quer que os envolvidos participem das decisões; portanto, a maneira de influenciar é justamente agindo. A OSGeo, é claro, terá sucesso em sua missão apenas se toda a comunidade se envolver - por isso, não hesite! Precisamos da sua ajuda!
Quem faz parte da Diretoria?
A Diretoria foi formada a partir de uma votação feita pelos membros iniciais da fundação e depois pelos membros eleitos.
A fundação é controlada pela Autodesk?
Não. Não. Ela forneceu apoio (legal, organizacional e financeiro) generoso para ajudar a estabelecer a fundação, mas apenas dois membros autorizados (incluindo um membro da Diretoria) são da Autodesk. A MapGuide Open Source, uma contribuição inicialmente dada pela Autodesk, é somente um dos oito primeiros projetos da fundação.
Quais são as regras detalhadas de administração da fundação?
O modelo administrativo ainda está sendo desenvolvido, mas espera-se que a fundação se baseie em algumas características dos modelos administrativos empregados por outros projetos de código aberto bem-sucedidos, tais como o Apache. Espera-se também que os projetos individuais da fundação sejam administrados por seus próprios Comitês de Orientação a Projeto (Project Steering Committees - PSCs), os quais serão indicados pela Diretoria da OSGeo.
Qual é a relação entre a OSGeo e o OGC?
Não há relação entre a OSGeo e o OGC. O OGC é uma organização destinada a criar padrões para SIG, enquanto a OSGeo é uma organização destinada a promover trabalhos para SIGs em código aberto. Dito isso, vários grupos/indivíduos na OSGeo trabalham com os padrões da OGC e vice-versa. Apoiar e divulgar padrões, incluindo os da OGC, também são metas explícitas da OSGeo.

Código Aberto

O que são programas em código aberto?
Um programa em código aberto (open source) tem seu código-fonte disponibilizado sob uma licença que permite a modificação e redistribuição desse programa. A definição precisa de programa em código aberto usada pela fundação é a Definição de Código Aberto da OSI, e várias informações adicionais podem ser encontradas no website da Open Source Initiative.
A fundação é contra programas comerciais?
Não. Programas em código aberto são programas comerciais. Muitos programas geoespaciais em código aberto são usados em projetos comerciais por empresas com fins lucrativos, oferecendo uma série de serviços variados. Programas gratuitos em código aberto são bastante compatíveis com o comércio. Talvez você queira dizer programas proprietários?
A fundação é contra programas proprietários?
Programas proprietários não são em código aberto. A fundação respeita o importante papel que programas proprietários desempenham na nossa indústria e não está tentando se livrar deles ou das empresas que os produzem. Contudo, a OSGeo assume a posição de que programas gratuitos em código aberto também podem e devem desempenhar um papel importante na indústria geoespacial. Além disso, ter alternativas de qualidade em código aberto pode ser bom para o usuário final, para a indústria e mesmo para os vendedores de programas proprietários. Na verdade, a maioria dos programas geoespaciais proprietários é construída em programas em código aberto até certo ponto.
A OSGeo apóia programas em código aberto ou gratuitos?
Às vezes, distingue-se "programas em código aberto" de "programas gratuitos". "Código aberto" é usado para enfatizar os benefícios técnicos de desenvolver programas com a fonte disponível para uso com garantias. "Programas gratuitos" enfatiza a importância da liberdade de utilizar, modificar e redistribuir o programa, além dos benefícios sociais das mesmas garantias. A fundação usa a expressão "código aberto" por motivo de clareza e simplicidade, mas considera importantes tanto os aspectos sociais, quanto os técnicos dos programas em código aberto.

Projetos Ingressando na Fundação

Que projetos de programas fazem parte da fundação atualmente?
Os projetos GDAL/OGR, GeoTools, GRASS, Mapbender, MapBuilder, MapGuide Open Source, MapServer e OSSIM declararam seu apoio e ingressaram como projetos em incubação. Desde então, o Mapbender e o MapBuilder se tornaram projetos completos, e o OpenLayers e o GeoNetwork entraram em incubação.
De quê um projeto precisa, para ingressar?
Os projetos precisam passar pelo processo de incubação, para ingressar na fundação. Detalhes sobre como se candidatar e como o processo funciona estão disponíveis na página Incubadora.
Então quando meu projeto pode ingressar?
No momento, a Incubadora está aceitando candidatos a ingressar na fundação. Somente um número limitado de projetos por vez pode passar pelo processo de incubação, então pedimos paciência.
Os projetos precisam passar seus direitos autorais para a fundação?
Não. Os direitos autorais das contribuições individuais nos projetos da fundação continuam sendo do desenvolvedor original. Entretanto, passar os direitos autorais para a fundação é uma opção.
Os desenvolvedores dos projetos precisam assinar algum acordo legal?
Não. Em geral, isso não é solicitado, mas alguns projetos específicos podem requerer que os desenvolvedores ou seus funcionários assinem um acordo de contribuição.
Os projetos precisam entregar seu controle para a fundação?
Não. A fundação não está interessada em controlar os projetos. Porém, eles devem seguir algumas regras da fundação, sendo a maioria delas relacionadas à necessidade de assegurar que os códigos do projeto não apresentam dificuldades legais (por exemplo: não são roubados ou submetidos inadequadamente). Algumas outras expectativas podem existir no que diz respeito a projetos operando de maneira aberta e responsável, utilizando o financiamento oferecido pela fundação de forma apropriada e agindo de modo a não causar problemas legais ou indisposição por parte da OSGeo. A fundação também incentiva, mas não exige, que os projetos apóiem seus objetivos, como implementar interoperabilidade baseada em padrões.
Meu projeto pode funcionar como uma ditadura benevolente?
Os requisitos detalhados para a administração dos projetos ainda não foram determinados, mas já se decidiu que regras parecidas com as usadas pelo Apache serão seguidas. Os projetos devem ter um Comitê de Orientação a Projeto, o qual será responsável pelas decisões técnicas e deverão operar abertamente e baseado em consensos. Não é provável que uma ditadura benevolente seja aberta de forma adequada e baseada em consensos.
Sou obrigado a usar sistema de controle de versão / sistema web / sistema de bug-tracking / mailing list da fundação?
Não. Os projetos aceitos podem continuar a usar seus sistemas de controle de versão, sistemas web, sistemas de bug-tracking e mailing lists. No entanto, a OSGeo oferece esses componentes de infra-estrutura e estimula seu uso, para fornecer uma maneira mais consistente de os usuários e desenvolvedores interagirem com os diferentes projetos da fundação.
A fundação exige uma licença particular de programas?
A fundação aceita apenas projetos que utilizam licenças certificadas pela OSI em seus programas e permanecem com elas. Isso inclui licenças comuns como MIT/X, BSD, GPL e LGPL. A OSGeo encoraja projetos de bibliotecas a usarem a LGPL ou outra licença mais permissiva (como MIT/X ou BSD) ao invés da GPL, pois assim as bibliotecas podem ser reutilizadas por projetos que não contam com a GPL, mas não precisam dela. A fundação também prefere que licenças novas e incompatíveis não se proliferem.
A fundação exige uma licença particular para outros conteúdos, tais como geodados, materiais educativos, documentação, etc.?
A fundação aceita que projetos que não são baseados em programas usem a Creative Commons licenças similares em seus geodados públicos, material educativo ou promocional. Novamente, a OSGeo prefere que licenças novas e incompatíveis não se proliferem.

Participação

O que posso fazer para me envolver?
Visitar o website da OSGeo, inscrever-se na lista de discussão principal da fundação, ver o wiki Volunteers Needed. Você não precisa ser um programador.
Como posso contribuir com códigos?
O modelo de administração sendo formulado atualmente definirá as questões legais e relacionadas que tratam de como códigos serão aceitos nos projetos de programas da fundação. Os Comitês de Orientação a Projeto individuais determinarão o critério para aceitar contribuições dentro dessa estrutura legal. Por enquanto, você está convidado a participar das mailing lists, para saber dos projetos da fundação.
A fundação precisa de dinheiro?
No momento, a fundação está solicitando patrocínios organizacionais. Uma vez que certos detalhes organizacionais e financeiros estiverem resolvidos, indivíduos poderão fazer doações dedutíveis de impostos nos EUA. Contudo, prefere-se que indivíduos contribuam com tempo para trabalhar em comitês, desenvolvimento, documentação, testes, suporte a usuários e apoio ativo. Alguns países possuem organizações isentas de impostos com objetivos semelhantes aos da OSGeo que podem fazer doações ou receber doações para a fundação.
Posso usar o logo e o nome da OSGeo?
Sim, mas a fundação considera seu nome e logo como marcas, portanto pedimos que reveja as diretrizes da marca e a FAQ. A página de logos possui logos em diversos estilos e formatos.