Sobre a Open Source Geospatial Foundation

A Open Source Geospatial Foundation, ou OSGeo, é uma organização sem fins lucrativos cuja missão é apoiar e promover o desenvolvimento colaborativo de tecnologias e dados geoespaciais abertos. A fundação fornece apoio financeiro, organizacional e legal à comunidade open source geospatial. Ela também serve como uma entidade legal independente para a qual os membros da comunidade podem contribuir com códigos, financiamento e outros recursos, certos de que suas contribuições serão para o benefício público. A OSGeo também funciona como uma organização intermediária e de suporte para a comunidade open source geospatial, além de oferecer um fórum e uma infra-estrutura compartilhada, com a intenção de melhorar a colaboração entre projetos.

A OSGeo ainda é uma organização emergente, tomando uma forma final. Embora o grupo inicial de membros e Diretoria tenham sido formados, o modelo de administração da fundação está sendo revisto e discutido. A participação nesse processo é aberta a todos da comunidade open geospatial. Para participar, familiarize-se com as questões e discussões em pauta, revendo as informações a respeito da fundação disponíveis neste site e inscrevendo-se nas nossas mailing lists. A OSGeo se expandirá para apoiar múltiplos projetos relacionados a cartografia digital e análise e dados geoespaciais. Cada projeto será liderado por um Comitê de Orientação a Projeto (Project Steering Committee - PSC), indicado pela Diretoria da OSGeo. Todo o trabalho da fundação é conduzido em fóruns públicos, entre uma comunidade aberta de participantes.

Todos os projetos da fundação estão disponíveis gratuitamente e podem ser utilizados sob uma licença open source certificada pela OSI.

Missão da OSGeo

Apoiar o desenvolvimento de programas geoespaciais em código aberto e disseminar sua utilização.

Objetivos da OSGeo

A missão geral está alicerçada nos objetivos detalhados abaixo:

  • Fornecer recursos para os projetos da fundação - por exemplo: infra-estrutura, financiamento, recursos legais.
  • Divulgar geodados disponíveis gratuitamente - programas gratuitos são inúteis sem dados.
  • Promover o uso de programas open source na indústria geoespacial (não apenas programas da fundação) - por exemplo: relações públicas, treinamento, contatos.
  • Encorajar a implementação de padrões abertos e interoperabilidade com base em padrões entre os projetos da fundação.
  • Garantir um alto grau de qualidade nos projetos da fundação, a fim de construir e preservar a "marca" da fundação.
  • Tornar programas da fundação e relacionados mais acessíveis aos usuários finais - por exemplo: pacotes binários, documentação.
  • Dar suporte ao uso de programas da OSGeo na educação via desenvolvimento curricular, contatos e ajuda.
  • Estimular a comunicação e cooperação entre comunidades da OSGeo em plataformas de linguagens (eg. Java/C/Python) e sistemas operacionais (eg. Win32, Unix, MacOS) diversos.
  • Apoiar a comunidade global no uso e contribuição para com projetos da fundação, através da internacionalização de programas e contatos com a comunidade.
  • Realizar Conferências da OSGeo anuais, possivelmente em conjunto com iniciativas relacionadas (por exemplo: EOGEO).
  • Premiar os serviços prestados à comunidade OSGeo com o Sol Katz Award.

Detalhes sobre a Fundação

Os links a seguir levam a informações detalhadas sobre a OSGeo e como ela é administrada. Algumas destas informações ainda não estão finalizadas e serão adicionadas aqui, quando estiverem disponíveis.

Aspectos Legais

Imprensa e Novidades